Diarréia: Causas e Tratamento Relacionados ao Câncer

Saber quais sinais de diarréia são rotineiros e quais são sérios pode ajudá-lo a entender quando ligar para seu médico.

Diarréia Crônica

O estômago está se contraindo. As frequentes viagens ao banheiro. A diarréia é um efeito colateral desagradável, mas comum, em pessoas tratadas de câncer. A diarréia também pode ser causada pelo próprio câncer.

A diarréia pode ser mais do que apenas um inconveniente para as pessoas com câncer – pode ser um sinal de algo mais sério.

O que causa diarréia em pessoas com câncer?

De vez em quando você tem diarréia. Se você tem câncer, as coisas que normalmente causam diarréia ainda podem afetá-lo. Mas há causas adicionais para a diarréia específica do câncer, incluindo o tratamento do câncer, a infecção, o estresse e a ansiedade, e o próprio câncer.

Tratamento do Câncer

Várias formas de tratamento do câncer podem causar diarréia:

  • Quimioterapia Além da morte de células cancerosas, a quimioterapia tende a matar outras células de crescimento rápido, como as encontradas na mucosa intestinal. Se sua quimioterapia danifica a mucosa intestinal, a diarréia pode ser o resultado.Nem todos os agentes quimioterapêuticos causam diarreia, por isso pergunte ao seu médico se este é um efeito secundário do seu tratamento específico.
  • Radioterapia A radioterapia que se concentra no seu estômago, pélvis ou região lombar pode causar diarreia. Quão forte será sua diarréia depende da sua dose de radiação. Mas a diarréia pode durar semanas ou meses após o tratamento. Também é possível que a diarréia comece meses ou mesmo anos após o tratamento.
  • Cirurgia. Se o seu cirurgião precisar remover certas partes do intestino para remover o câncer, ele poderá alterar a capacidade do seu intestino de absorver nutrientes ou gordura e levar à diarréia.
  • Transplante de células-tronco da medula óssea. A quimioterapia e a radioterapia em todo o corpo como parte de um transplante de células-tronco da medula óssea podem causar diarréia.A diarréia também pode ser uma complicação da doença do enxerto contra o hospedeiro se você tiver recebido células-tronco da medula óssea de um doador. Na reação enxerto versus hospedeiro, as células-tronco transplantadas rejeitam o corpo.

Infecções

O tratamento do câncer pode torná-lo mais suscetível a várias infecções que podem causar diarréia. Além disso, os antibióticos usados ​​para tratar uma infecção podem causar diarréia.

Estresse e Medo

O estresse e a ansiedade que você sente ao combater o câncer também podem causar diarréia.

Câncer em si

Alguns tipos de câncer podem causar diarréia, incluindo:

  • Tumores produtores de hormônio (neuroendócrino), incluindo síndrome carcinoide e síndrome de Zollinger-Ellison
  • Câncer de cólon
  • Linfoma
  • Carcinoma da tireoide da glândula tireoide
  • Câncer de Pâncreas

A duração e a gravidade da sua diarreia dependem do que causa os seus sinais e sintomas. Converse com seu médico sobre o que você pode esperar e quanto tempo sua diarréia pode durar.

Quando você deve ligar para o seu médico?

A diarreia só pode ser um inconveniente, ou pode ser um sinal de algo mais sério. A diarréia também pode levar a outros problemas, como desidratação grave.

Alguns sinais e sintomas são mais graves que outros. Chame seu médico imediatamente se qualquer um dos itens a seguir for verdadeiro:

  • Seis ou mais evacuações por dia durante mais de dois dias
  • Sangue na área retal ou retal
  • Incapacidade de urinar por 12 horas ou mais
  • Incapacidade de beber líquidos por mais de um dia
  • Perda de peso devido a diarreia
  • Diarreia após prisão de ventre com duração de vários dias
  • Abdome inchado
  • Febre de 100,5 F (38 C) ou superior

Se a sua diarréia não parecer séria, mas afetar suas atividades diárias, tais como: Por exemplo, se você está preocupado em sair de casa ou andar perto do banheiro, converse com seu médico. Se as cólicas abdominais o impedirem de suas atividades diárias, converse com seu médico.

Ligue para o seu médico se você tomar quimioterapia em forma de pílula e tiver diarréia. O seu médico pode dizer-lhe se é seguro continuar a tomar comprimidos de quimioterapia.

O que você pode fazer?

Quando você começa a sentir diarréia, pode agir alterando o que come e bebe. Por exemplo, tente:

  • Beba líquidos claros. Quando a diarréia começar, mude para uma dieta de líquidos claros, como água, suco de maçã, caldo claro e picolés. Evite produtos lácteos, pois a intolerância à lactose pode fazer parte de sua diarréia. Se você tiver diarréia, pode precisar beber oito a doze xícaras de líquido por dia.
  • Coma alimentos com pouca fibra. Se a diarréia começar a melhorar, adicione alimentos com baixo teor de fibras, como banana, arroz, compota de maçã e torrada.
  • Frequentemente comem pequenas refeições.
  • Coma alimentos ricos em potássio. O potássio é um mineral importante que você pode perder com a diarréia. Tente comer bananas, batatas e damascos para aumentar seu nível de potássio. Se você tiver problemas renais, consulte o seu médico antes de tomar qualquer alimento rico em potássio.
  • Evite alimentos que possam irritar o trato digestivo. Isso inclui laticínios, alimentos condimentados, álcool, alimentos e bebidas que contêm cafeína, suco de laranja ou ameixa e alimentos ricos em fibras e gorduras.
  • Tente probióticos. Os probióticos, encontrados em iogurtes e suplementos alimentares, são bactérias úteis que podem restaurar a digestão normal. Lactobacillus e Bifidobacterium são dois exemplos de probióticos. Se você recebeu um transplante de medula óssea, converse com seu médico antes de usar probióticos.

Quando você começa a se sentir melhor, pode trazer sua dieta lentamente de volta à sua dieta normal.

O que acontece se as mudanças na dieta não funcionarem?

Se as mudanças na sua dieta não reduzirem o desconforto causado pela diarréia, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor. Não tome medicamentos de venda livre sem primeiro consultar seu médico, pois alguns podem causar efeitos colaterais perigosos em pessoas em tratamento de câncer.

Medicamentos comuns para diarréia relacionada ao câncer são:

  • Opioides. Você pode conhecer opioides para o tratamento da dor, mas esses medicamentos também podem reduzir sua diarréia ao diminuir a velocidade do movimento através do intestino. A loperamida (Imodium A-D) causa menos efeitos colaterais do que outros opióides e, portanto, é uma opção de tratamento comum.
  • Agentes antissecretores. Estes medicamentos reduzem a quantidade de líquido que o seu corpo segrega e tornam as suas fezes mais firmes. Exemplos de agentes anti-secretores incluem aspirina, subsalicilato de bismuto (kaopectate, pepto-bismole), corticosteróides e octreotide (sandostatin).

Estão disponíveis outros medicamentos, mas o tipo que você toma depende da gravidade da sua diarreia e do seu efeito.

Pessoas com diarréia grave podem precisar ser hospitalizadas para infusões intravenosas e dieta.

Cuide da sua pele

Fezes aquosas e frequentes podem causar estresse na pele em sua região anal. Lave com água morna ou use toalhinhas ou toalhinhas para limpar a área e seque a área com cuidado.

As pomadas repelentes de água também podem ajudar a reduzir ao mínimo a irritação da pele. Exemplos incluem vaselina ou pomada A & D. Aplique após a limpeza e secagem da pele na região anal.

Sobre a diarreia

Embora o tratamento de diarreia com seu médico possa ser embaraçoso, é muito importante que você comunique seus sinais e sintomas ao seu médico. A diarréia que acompanha o tratamento do câncer pode ser grave. Quanto mais cedo você informar o seu médico, mais cedo o seu médico pode ajudar a aliviar seus sintomas.

Referências

  1. Diarreia. Câncer. http://www.cancer.net/navigating-cancer-care/side-effects/diarrhoe. Acessado em 2 de janeiro de 2015.
  2. Versão com complicações gastrointestinais (PDQ) – diarréia. Instituto Nacional do Câncer. http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/supportivecare/gastrointestinalcomplexations/HealthProfessional/page5. Acessado em 2 de janeiro de 2015.
  3. Diarreia. American Cancer Society. http://www.cancer.org/treatment/treatmentsandideeffects/phyicalideeffects/dealing withsymptomsathome/carrying-for-the-patient-with-cancer-at-home-diarrhea. Chamado em 31 de dezembro de 2014.
  4. Tratamento dos efeitos colaterais da quimio – diarréia. Instituto Nacional do Câncer. http://www.cancer.gov/cancertopics/coping/physicaleffects/chemo-side-effects. Acessado em 2 de janeiro de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*