Descubra a diferença entre os tipos de diabetes

Resultado de imagem para tipos de diabetes

Descubra a diferença entre os tipos de diabetes

A diabetes é uma doença em que se apresentam concentrações elevadas de glicose no sangue de forma persistente crônica. Existem dois tipos fundamentais de diabetes: a Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e a Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Estes dois tipos de diabetes, diferenciam-se das causas que as provocam, os sintomas, as características, o tratamento e a idade das pessoas que são afetadas. Vamos rever quais são as suas principais características e o que distingue uma da outra.

A diabetes tipo 1 (DM1)
Embora a diabetes tipo 1 pode se desenvolver em adultos, caracteriza-se, porque tem maior incidência entre os jovens e as crianças. Neste tipo de diabetes, o próprio sistema imunológico do paciente ocorre uma destruição das células beta do pâncreas, o que resulta em uma deficiência total de insulina. A insulina é o hormônio que permite que a glicose dos alimentos passa para as células do organismo.

Resultado de imagem para tipos de diabetes
Não é possível prevenir o aparecimento de diabetes tipo 1 e não se conhecem as causas que a provocam. Caracteriza-se por ser crônica, já que, uma vez que foi lançado, a doença não desaparece e requer levar um tratamento por toda a vida. As pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 têm de ser administradas injeções de insulina diariamente bem estar ligados a uma bomba de insulina para poder manter um controle adequado de seus níveis de açúcar no sangue.

A diabetes tipo 2 (DM2)
Embora a diabetes tipo 2 pode afetar pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, se desenvolve com maior freqüência em pessoas adultas e idosas. A obesidade e a vida sedentária são, entre outros, alguns dos fatores que podem causar este tipo de diabetes. A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 podem produzir insulina, mas não em quantidades suficientes, que o organismo necessita para o seu correto funcionamento.
Em muitos casos, e em clara diferença com diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 pode ser prevenida se mantêm os hábitos de alimentação saudáveis e se combinam com o uso de medicamentos para diabetes.

Estas são algumas das diferenças mais significativas entre um e outro tipo de diabetes:
No que se refere ao tratamento dos dois tipos de diabetes, podemos observar que requer cada um deles na tabela abaixo:
Por último, o que se combinam os dois tipos de diabetes são as complicações que ambos podem produzir a longo prazo se mantêm altos níveis de glicose no sangue de forma continuada. São as seguintes:

Resultado de imagem para tipos de diabetesProblemas cardíacos
Doenças ósseas e das articulações
Complicações cutâneas
Disfunção sexual
Problemas nos dentes e nas gengivas.

Diante de qualquer sintoma de surgimento de diabetes, é importante que consulte seu médico da equipe para levar a cabo todas as provas que sejam necessárias e possa determinar qual o tipo de diabetes a luz (no caso em que as provas tenham dado positivo), e qual é o tratamento ideal que você deve seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*