Como escrever um ensaio corretamente


Como escrever um ensaio corretamente

No âmbito acadêmico, um recurso que permite colocar em ação diversas habilidades da linguagem e do pensamento é o ensaio, através deste você pode encontrar diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento do mesmo; por exemplo, as normas Icontec, as normas APA, informações sobre gramática e ortografia, etc.
O importante é que você tenha claro como escrever um ensaio corretamente.

Por isso, abaixo vamos mostrar-lhe alguns passos para construir um ensaio:
1. O ponto de partida do ensaio, e algo que deve ficar claro, é a postura crítica que você vai adotar frente ao tema que se apresentam, seja um livro, uma notícia, uma imagem, uma música, um autor, entre outros; além disso, tenha em conta que nem sempre tem que ser contra tudo, também pode estar a favor, o importante é que você saiba o porquê.

2. Uma vez que você defina o seu ponto de partida, você deve pensar sobre o curso, a extensão de um ensaio é variável, o ideal é que tenha entre três e dez folhas. A extensão de seu ensaio depende dos argumentos que tem para sustentar sua postura. Esses argumentos devem ser contínuos, não devem dar lugar a dúvida; para isso, pode-se citar autores que tenham a mesma opinião que tu, para lhe dar força e apoio.

3. Lembre-se que não se trata de escrever por escrever. Sua escrita deve dar conta de uma ordem lógica na exposição de seus argumentos. Pense muito bem em que ordem vai dizer as coisas. Os escritos podem ser dedutivos (o argumento-chave tese vai para o início do escrito) indutivos (o argumento-chave tese vai para o final). A exposição dos argumentos de sustentação de sua tese, devem ir da mesma forma, em ordem de importância e respeitando a coerência textual.

4. Agora, um sinal de pontuação no lugar errado, pode mudar completamente o sentido do que quer dizer. É necessário consultar qualquer dúvida que você tenha sobre o uso adequado dos sinais de pontuação; além disso, você pode consultar manuais de gramática e redação para certificar-se de que a sua mensagem seja clara e não se preste para más interpretações que podem fazer-te mal com o teu escrito.

5. Neste ponto, você deve ter claro o seu argumento-chave e seus argumentos de sustentação, além da ordem em que os expondrás; além disso, você deve ter consultado manuais de redação e ortografia que lhe permitem escrever bem, seguindo uma ordem lógica gramatical. Por outro lado, você deve ter claras as fontes que você vai citar para sustentar o seu argumento, com relação a isso, é necessário que consulte como citar de acordo com as normas do páis, ao final, realizar a bibliografia completa de seu ensaio.

6. Outro fator a ter em conta é pensar sobre o tipo de leitores, que, possivelmente, pela temática que você está tentando, vão ler o seu ensaio; isto é muito importante porque também pode elaborar um primeiro parágrafo que não só fará com que o que vai ler-lhe dê vontade de ler tudo o que escreveste, também lhe dará vontade de conhecê-lo e discutir com você sobre o que pensa e por que não, escrever sobre o ensaio que tu escreveste.

Agora escreve. O estilo do ensaio é livre, expresse-se de modo que quem se leia saiba que foste tu quem escreveu o ensaio. Agora encoste-se o rigor acadêmico e metodológico que exige este tipo de escrita, pois além de ser investigativo é criativo. Nunca deixe de lado o aspecto reflexivo do ensaio. Convide outros a refletir sobre a realidade de cada um. Se tiver muita dificuldade, existem a alguns cursos que podem lhe auxiliar a ter uma melhor compreensão e elaboração de textos.

Finalmente, analisa os seguintes aspectos:
Título do ensaio;
Nome do autor;
Síntese resumo, se necessário; geralmente é feita quando o ensaio é muito extenso;
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
Bibliografia.

Se por algum motivo você tem dúvidas sobre o uso de uma palavra de ortografia, pode consultar as seguintes páginas:
Tcc sem drama.

Em nosso próximo artigo falaremos sobre a queda de cabelo, se tiver interesse não deixe de acessar! segue abaixo o link: Hairloss Blocker Comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*